Sistema do IBER é estratégico para controle nacional da logística reversa de baterias chumbo-ácido

O Ministério do Meio Ambiente valoriza a interligação dos controles existentes para gestão do atendimento legal da cadeia produtiva de baterias. A plataforma do IBER é uma referência para o setor e, com isso, permite aprimorar os mecanismos de fiscalização do atendimento legal das empresas que movimentam baterias chumbo-ácido.
O modelo desenvolvido em conjunto com os órgãos competentes permitirá diferenciar aquelas que atendem a legislação e são comprometidas com a Sustentabilidade das que precisam ser responsabilizadas por não cumprirem a lei.

O modelo desenvolvido em conjunto com os órgãos competentes permitirá diferenciar as empresas que atendem a legislação e são comprometidas com a Sustentabilidade das que precisam ser responsabilizadas por não cumprirem a lei.

A discussão tem sido uma das principais dentro da 11ª Reunião do Fórum de Entidades de Logística Reversa, realizada no final do mês de junho e também junto ao acompanhamento que vem sendo realizado pelas autoridades.


O Fórum é conduzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reúne todos os diretores das entidades gestoras do País para união de esforços e debate sobre aprimoramentos em políticas públicas e demais ações que ajudem o processo da logística reversa a avançar no Brasil em todos os setores e, futuramente, consolidar a Economia Circular.
Atualmente o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), plataforma utilizada pelo Ministério do Meio-ambiente para inibir o transporte e circulação ilegal de resíduos está sendo aprimorado. Novos mecanismos permitirão a interligação dos controles realizados pelos setores e será o meio utilizado para identificar as empresas que devem ser responsabilizadas pelo não cumprimento à lei.


Na última semana, a plataforma para emissão do manifesto de transporte de resíduos (MTR online) ganhou uma nova portaria que estabelece a obrigatoriedade de seu uso em todo o território nacional.
O sistema de logística reversa do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER é estratégico neste sentido para o cruzamento de dados e diferenciação das empresas que atendem a legislação e são comprometidas com a Sustentabilidade, daquelas que não estão em conformidade com o que a lei ambiental e seus desdobramentos determinam.


Para ajudar as empresas do setor, o IBER promoverá treinamentos online para uso de ambas as plataformas e se disponibilizará para dúvidas e orientações necessárias às empresas do setor.


Fique atento, pois o monitoramento da gestão de resíduos está em evidência e as empresas que cumprirem suas obrigações serão facilmente identificadas e reconhecidas não apenas pelas autoridades, mas também pelo mercado e pela sociedade.


Será corrigida assim, uma concorrência desequilibrada, onde quem cumpre a lei vem sendo tratado de forma igual aos que não atendem a legislação vigente. Além de permitir a responsabilização daqueles que não têm contribuído com a Sustentabilidade do País.

Comentários