Negócios sustentáveis são mais valorizados

Uma das maiores consultorias corporativas do mundo, a McKinsey, listou todas as vantagens competitivas e geração de valor que adotar e comprovar práticas ambientalmente corretas promovem nas empresas.

Como adotar práticas sustentáveis geram valor para o seu negócio? A resposta para a pergunta vem de uma das mais conceituadas consultorias corporativas do mundo, a McKinsey, e em forma de cifras: negócios que adotam práticas reconhecidas e comprovadas de proteção ao Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança (na sigla em inglês, ESG) somam hoje uma carteira de investimentos de 30,7 trilhões de dólares em todo o mundo. Além disso, adotar ações efetivas de ESG está no topo da lista de mudanças urgentes dos principais executivos que enfrentam o desafio de reinventar suas empresas no pós-pandemia.

De acordo com um post publicado em seu Blog para investidores, a McKinsey explica que consumidores estão dispostos a gastar até 5% a mais em produtos de uma empresa, desde que seja comprovado que eles são oriundos de processos verdadeiramente sustentáveis.

Investir em práticas sustentáveis também está diretamente relacionado à redução de despesas no dia a dia de uma empresa, destaca a consultoria. Um exemplo prático é a adoção e comprovação de processos de Logística Reversa – justamente o que o IBER e seus associados têm promovido e aperfeiçoado em toda a cadeia produtiva de baterias no Brasil.

Intervenções de órgãos de fiscalização, que podem evoluir para multas e até impedimento de emitir ou renovar licenças de operação e alvarás, tornam-se cada vez mais raros em empresas reconhecidamente sustentáveis. E cumprindo o que determina a legislação vigente é possível concentrar todas as energias em desenvolver o negócio principal.

Por fim, a McKinsey defende que os colaboradores que atuam em uma empresa comprometida com os valores de ESG também se sentem motivados e produzem mais e melhor. Vantagens competitivas reais e com resultados garantidos.

Comentários