IBER passa a integrar a Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC

O órgão consultivo é responsável por promover a discussão e encaminhamento de temas relacionados ao Meio Ambiente e o IBER poderá contribuir com inovações e troca de conhecimento sobre a implementação da PNRS.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER passa fazer parte da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O órgão consultivo da entidade é responsável por promover a discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao Meio Ambiente entre as empresas catarinenses do setor industrial. O IBER contribuirá com os debates acerca da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apresentando o case da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido, que tem sido uma das referências no País para o cumprimento da legislação vigente.


Desde o início do ano, IBER e FIESC debatem como unir forças para ampliar a logística reversa em território catarinense e desenvolver projetos com potencial para serem utilizados em todos os estados e segmentos industriais. A parceria também abriu espaço para uma possível construção de um Termo de Compromisso entre o IBER e órgãos ambientais de Santa Catarina, com apoio da FIESC.


Uma das vias de trabalho em parceria está na integração entre o sistema de logística reversa do IBER e o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) – extremamente bem assimilado em Santa Catarina, estado precursor na sua utilização. O MTR é obrigatório para o transporte de resíduos e o IBER oferece a comprovação e diferenciação das empresas que estão atuando corretamente com relação à PNRS.


A FIESC tem promovido também ações estratégicas para atendimento da PNRS. Uma das principais é o projeto Bolsa de Resíduos da FIESC (BRFIESC), em funcionamento desde 2004. Trata-se de um portal eletrônico que tem a finalidade de apresentar oportunidades de negócios para resíduos, promovendo a aproximação entre indústrias que precisam implementar ou desenvolver suas práticas de logística reversa a empresas que atuam na gestão dos mais variados resíduos. Todas as transações são realizadas por intermédio do portal eletrônico.

Comentários