IBER participa da reunião aberta sobre a logística reversa de resíduos eletroeletrônicos

No dia 23 de abril de 2018 aconteceu em São Paulo, a reunião aberta sobre a Logística Reversa de resíduos eletroeletrônicos, com a apresentação da Green Eletron e o IBER esteve presente. Contaram com a presença de 36 indústrias, 2 grandes varejistas do país, 3 associações (Abinee, Abrin e o IBER) 2 ministérios, 16 empresas ambientais e advogados.
Na palestra apresentada pela Dra. Zilda Maria Faria Veloso, diretora do departamento de qualidade ambiental do Ministério do Meio-ambiente, foram apresentadas as diretrizes para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e explicado como acontece a Logística Reversa dos produtos com base na lei 12.305/10.

Foram reforçadas as cláusulas do Acordo Setorial com cada entidade gestora, abordando sobre as etapas para assinatura de um acordo setorial e confirmadas as 10 propostas recebidas para a cadeia de eletroeletrônicos. A entidade apresenta alguns pontos de dificuldades do setor empresarial e que foram encaminhados aos membros do CORI, pois encontram-se pendentes de consenso. Em 2018 completa 5 anos de processo e ainda não há perspectiva de conclusão.

Com a participação do Sr. Flávio de Miranda Ribeiro (Gerente do departamento de Política de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos) da CETESB, foi falado sobre a implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo, apresentando os pontos motivadores para adquirir a essa cadeia de logística e reforçando que o objetivo é manter apenas uma entidade gestora por setor.

A Green Eletron, por sua vez, a qual foi fundada em 2016 fez sua apresentação e falou sobre sua missão de mobilizar a sociedade sobre o descarte correto do lixo eletrônico e fazer a gestão do sistema de logística reversa.

Informaram que as novas políticas de resíduos representaram um grande avanço regulatório, mas há ainda novos desafios a superar.

 

 

Comentários