IBER contribui para adoção dos ODS nas empresas da cadeia produtiva de baterias

Negócios que não adotam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm sua estabilidade comprometida no futuro. O IBER tem atuado junto com seus associados e em sinergia com órgãos ambientais para tornar a cadeia produtiva de baterias em referência sustentável.

Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

É a agenda é formada por 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Na prática, para empresas, significa adotar soluções, projetos, ações, processos e iniciativas que contribuam para alavancar o crescimento econômico das organizações, a inovação, o impacto social das atividades e impulsionar as práticas ambientalmente corretas no mundo corporativo.

Hoje, avaliações de entidades de referência mundial, como a Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial, apontam para um futuro em que a estabilidade dos negócios está ameaçada sem a adoção dos ODS. 

O IBER tem atuado junto com seus associados e em sinergia com órgãos ambientais para tornar a cadeia produtiva de baterias em referência sustentável, a partir da adoção das melhores práticas em logística reversa. Em alinhamento perfeito ao pilar “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável” dos ODS.

Por ser reconhecido pelas autoridades ambientais como entidade gestora da logística reversa de baterias no Brasil, o IBER oferta um leque de serviços atrelados à certificação e o reconhecimento na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): suporte técnico, análise de resultados, acompanhamento para solução de deficiências e contribuição direta para o desenvolvimento de boas práticas nas empresas.

No Guia para CEOs sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, editado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), está claro que “não agir”, hoje, é a opção mais negativa para os negócios e, consequentemente, para o mundo.

Compreender e avaliar o ambiente de leis e regulações vigentes, por exemplo, é um passo fundamental. Para as empresas fabricantes, recicladoras, distribuidoras, importadoras e comerciantes atacadistas e varejistas, o IBER atua diretamente na comprovação do atendimento à legislação.

Outros pontos definidos como cruciais pelo Guia do WBSCD são a definição de metas, o desenvolvimento de soluções empresariais e contribuir a agregar valor aos negócios que se tornaram engajados na agenda ambientalmente correta.

Comentários