Empresa de baterias é surpreendida com investigação criminal e busca respaldo no IBER para comprovação da origem e destinação de seus resíduos

Estar em dia com as informações repassadas ao IBER significa ter respaldo e segurança para as operações da sua empresa. Participar de uma entidade gestora séria e reconhecida pelas autoridades ambientais garante proteção jurídica contra possíveis investigações policiais ou ambientais e é fundamental que a empresa saiba quem são as empresas ou parceiros ambientalmente adequados no mercado.

Uma das principais vantagens das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER é ter a garantia de que a movimentação de seus resíduos está devidamente rastreada e comprovada. Isso significa proteção jurídica contra possíveis investigações policiais ou ambientais. Especialmente para empresas que estruturaram operações de aquisição de baterias inservíveis no mercado. É fundamental que a empresa adimplente só compre de outra organização adimplente, isto é, comprovadamente em dia com as obrigações ambientais.
Basta imaginar o caso de adquirir uma certa quantidade de baterias inservíveis de uma empresa intermediária e ser surpreendido por uma investigação criminal que visa apurar se parte dos produtos comercializados teve origem ilícita.

Se o associado que comprou as baterias está plenamente em dia com o IBER, com a declaração de movimentação trimestral emitida, já tendo obtido sua certificação anual de logística reversa, será fácil provar que toda a sua movimentação é 100% legítima, regularizada e ambientalmente correta.

E o mesmo pode ser visualizado no associado que vendeu as baterias. A adimplência junto ao IBER representa respaldo e segurança para as operações de ambas as empresas.

Muito importante destacar que pendências e incorreções nas informações fazem parte do processo. Por isso, o IBER atua de forma muito próxima, validando o processo, orientando as empresas do setor, desenvolvendo ações em conjunto, para estruturar um sistema capaz de realizar a movimentação e destinação ambientalmente adequada, entre empresas que estejam comprovadamente regularizadas.

O IBER atua com uma plataforma e equipe de alto padrão, disponibilizando toda informação e suporte necessários ao atendimento das obrigações ambientais vigentes, necessárias ao processo de logística reversa de baterias. Todo o trabalho gira em torno de ajudar a corrigir os problemas da logística reversa existente e demonstrar o atendimento às obrigações, através da associação à entidade gestora que está alinhada com as autoridades ambientais.

Comentários