A pandemia do novo Coronavírus acelerou as mudanças rumo a um capitalismo mais Sustentável

No chamado Capitalismo de Stakeholders, empresas com propósitos, valores e o compromisso com a Sustentabilidade largam na frente, conquistando admiração dos consumidores e, consequentemente, desenvolvimento socioambiental e sucesso em seus negócios. Entidades como o IBER são estratégicas nesse momento e contribuem diretamente para essa transformação.

As mudanças provocadas pela pandemia ganham forma. O mundo corporativo se move com maior velocidade rumo ao chamado Capitalismo de Stakeholders. Nele, empresas com propósitos, valores e o compromisso com a Sustentabilidade largam na frente, conquistando admiração dos consumidores e, consequentemente, desenvolvimento socioambiental e sucesso em seus negócios. Nesse contexto, ser identificado por meio de certificações de entidades reconhecidas pelas autoridades é um diferencial competitivo.

A partir da evolução permanente em seus processos e mecanismos, o sistema de certificação do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) junto à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é capaz de validar as empresas que agiram corretamente para o atendimento da legislação ambiental vigente. O IBER trabalha apoiando os processos implementados por seus associados para aprimorar seus mecanismos de controle e destinação ambientalmente adequada. Ao comprovar a regularidade de seus associados no atendimento das obrigações é agregado mais valor não apenas às suas atividades de logística reversa, mas também para a imagem e reputação de suas marcas.

Em recente debate virtual promovido pelo jornal Valor Econômico, acadêmicos e executivos de grandes empresas nacionais declararam em consenso que a pandemia do novo Coronavírus acelerou os processos socioambientais das companhias dos mais variados portes. Na prática, quem se engajou mais por suas comunidades e pelo Meio Ambiente ganharão mais relevância com o início da retomada das atividades econômicas.

A combinação de ação solidária com projetos, iniciativas e processos consolidados de Sustentabilidade adotados pelas empresas criaram maior confiança nos consumidores. E fomentaram ainda mais uma mudança no perfil do cliente brasileiro: a exigência por compromisso com o Meio Ambiente e contribuição para a sociedade são imperativos para os negócios.

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