6° Prêmio Fecomercio Sustentabilidade

No dia 03/05/2018, o IBER participou da apresentação dos ganhadores do 6° Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade que ocorreu em São Paulo. O projeto foi criado para estimular as práticas do exercício de sustentabilidade e o IBER submeteu o trabalho que vem sendo desenvolvido com seus associados para gerir o sistema de logística reversa em território nacional e garantir a destinação ambientalmente adequada das baterias inservíveis de chumbo-ácido.

Estiveram presentes no evento pouco mais de 50 pessoas, entre elas os 18 finalistas concorrentes. Foram mais de 800 projetos enviados para concorrer ao prêmio, os quais foram submetidos de todos os estados brasileiros. Antes da divulgação dos grandes vencedores, houve uma mesa redonda com a participação do Sr. Emerson Capaz, fundador da ABRINK (fundação ABRINK do setor de brinquedos), a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil A Sra° Denise Hamú, que frisou os 5Ps que são os aspectos mais importantes e que todos devemos ter consciência para que a sustentabilidade aconteça em nosso país. São eles: as parcerias, o planeta, a prosperidade, as pessoas e paz. Segundo ela, o mais importante hoje em dia são as parcerias, das quais todos temos que fazer a parte que lhe cabe.

Teve presente também a jornalista Paulina Chamorro, e o Presidente do Conselho de Sustentabilidade, José Goldemberg, que fez uma apresentação do que tem sido feito localmente para que o Brasil alcance o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, e os principais desafios para empresas, indústrias e os cidadãos brasileiros.

Na categoria Empresa, o vencedor foi:
– Projeto Reviva da empresa Via Varejo S.A.

Na categoria Entidade Empresarial, o vencedor foi:
– Projeto sistema de gestão ambiental integrado ARISP que desenvolve ações em prol do meio ambiente em cartórios de registro de imóveis em todo o Estado de São Paulo.

Na categoria Indústria o vencedor foi:
– Projeto Uma solução sustentável para reciclagem de embalagens plásticas contaminadas da Eco PANPLAS que foi o grande vencedor.

Na categoria Academia o vencedor foi:
– Programa Maninas Sustentáveis – Como a Educação Cientifica Voltada ao Desenvolvimento Sustentável pode Contribuir para o empoderamento e igualdade social da Universidade Federal do Mato Grosso que foi o grande vencedor.

Na categoria Jornalismo o vencedor foi:
–  Reportagem Violências Invisíveis – Tribuna do Ceará da Jornalista Jéssica Welma de Assis Gonçalves.

Na categoria Órgão Público, o ganhador foi:
– Programa Águas Integradas – Projeto de Educação Ambiental nas Áreas Rurais de Itabirito, Minas Gerais.

 

Comentários